O box pode ser dividido em duas categorias por forma e tipo, com isso separamos os modelos mais comuns em banheiros:
- Box de correr: ideal para banheiros pequenos, pois economiza no espaço já que ele não necessita de um ângulo de abertura. São fixados por duas portas de vidros e percorre através do auxilio de roldanas. Você pode inserir ele do chão ao teto que fica moderno, mas para esse caso é ideal que tenha uma circulação de ar interna (janela ou exaustor).
- Box de abrir: possui uma porta móvel que abre e fecha, por isso precisa de um espaço para esse ângulo de abertura. Funcionam como uma porta tradicional através de dobradiças e conta com um puxador na porta. Este puxador pode ter vários acabamentos desde os mais simples até os com um design arrojado.
- Box sanfonado: funciona como uma porta articulada. Formada por várias folhas de vidros que ficam agrupados quando abrem.
- Box ângulo: é para os cantos de banheiro, com instalação de portas formando um ângulo de 90 graus.
- Box de acrílico: são os simples e leves. É utilizado para substituir o vidro no fechamento das portas, com um preço bem mais acessível.
- Box com divisória: muito utilizado em projetos modernos. Com apenas uma divisória de vidro, madeira ou cobogó ele delimita o espaço do box. Uma ótima forma para economizar espaço já que ele não possui sistema de portas.
- Box para banheira: serve como uma forma de decorar o ambiente. Pode ser inserido na borda da banheira com um pequeno muro de alvenaria ou para quem gostam de simplicidade as cortinas tradicionais fazem um ótimo papel.
- Box tipo cortina: formado por ganchos presos em uma barra metálica e são os mais fáceis de encontrar no mercado. E para quem acha que fica simples, hoje encontramos uma imensidão de tipos, cores, e estampas, uma mais incrível que a outra!